José Castelo Branco: Acusado!



Em maio de 2011, Castelo Branco foi notícia por ter dado uma cabeçada a Daniel Martins. Na altura confirmou tudo... e agora terá de responder em tribunal. Mais uma polémica antes de entrar no "BB Vip".



O "Big Brother Vip" está a ser preparado a grande velocidade, na tentativa de convencer famosos a entrarem nesta aventura. A TV 7 Dias apurou que o nome do José Castelo está na lista de convidados e sabe que o “conde” esteve nas instalações da TVI, na passada semana, numa reunião da qual ainda não saiu “fumo branco”. A verificar-se a sua entrada em mais um reality show da estação de Queluz de Baixo, o marchand levará colada a si mais uma polémica.



É que, no início do mês, recebeu uma carta do Departamento e Investigação de Ação Penal do Ministério Público, Distrito Judicial de Lisboa, a informá-lo de que o Ministério Público (MP) acompanha o processo interposto por Daniel Martins. A nossa revista teve acesso ao processo e nesse documento fica a saber-se que José Castelo Branco terá de responder em tribunal por três crimes: um de ofensa à integridade física simples, um de injúrias e outro de difamação.



Este cenário poderá levar José a uma pena de prisão efetiva, que pode ir até três anos de cadeia. O caso remonta a maio de 2011. José Castelo Branco na after-party dos Globos de Ouro, no restaurante Kais, em Lisboa, por volta das 03.00 H, terá agredido Daniel Martins com uma cabeçada, acusando-o de estar por detrás das notícias sobre o escândalo com os seus ex-empregados, afirmando mesmo que o produtor de eventos era responsável pelo AVC da mãe, D. Nini. “Sua bicha, estás a rir! Puseste a minha mãe numa cadeira de rodas com as tuas historiazinhas”, pode ler-se em documento oficial do MP.



Na semana em que ocorreu a agressão, José Castelo Branco fez questão de confirmar isso mesmo em vários órgãos de Comunicação Social, chegando a exemplificar como tinha dado a cabeçada, no programa "Você na TV!", da TVI, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Ao jornal "Correio da Manhã", de 30 de maio de 2011, confessou: “Dei-lhe uma cabeçada e voltava a dar!”



Guerra de famosos



Todas estas notícias foram fundamentais para a queixa que Daniel Martins apresentou, na altura da agressão, contra José Castelo Branco, e que seguiu depois os trâmites legais, embora sempre desvalorizadas pelo marchand.



“Quero que ele faça queixa. Ele que faça, que depois eu apresento tudo aquilo que tenho, todas as provas que tenho daquilo que ele me andou a fazer, na altura em que me culparam de tratar mal os meus empregados. Ele que tenha mas é juízo! Faz tudo para aparecer. Toda a Imprensa já sabe do sucedido, porque ele é que andou a espalhar. Só a Lili Caneças é que assistiu a tudo, porque eu fiz tudo com muita discrição”, revelava à Imprensa. Agora, o facto de o MP ter anunciado que vai acompanhar o processo faz com que José Castelo Branco tenha mais cuidado nas declarações.



Confrontado com este caso, responde: “Alguém me viu dar uma cabeçada a esse senhor? Não, pois não? Se é para ir a tribunal vamos. Anda louco para ser falado e ser famoso!” Contudo, Castelo Branco terá de gerir o facto de a sua grande amiga Lili Caneças ir depor contra si. No processo de acusação pode verificarse que Maria Alice Carvalho Monteiro está arrolada como testemunha abonatória de Daniel Martins. A socialite teve de ir prestar declarações e confirmou que terá havido agressão... Uma situação delicada para a tia de Cascais... A nossa revista tentou obter uma reação de Lili, mas tal não foi possível até ao fecho da nossa edição.